complexo militar-industrial

Artigo muito esclarecedor sobre as novíssimas peripécias da inteligência artificial no New York Times (obrigado Sandra Kogut por me passar o link): Can A.I. Be Taught to Explain Itself? Eu não conhecia ainda a sigla X.A.I.… Muito prazer? Boa sorte para os que tentam ensinar “accountability” para as máquinas. Hoje, cada vez mais, mesmo quando elas “acertam”, poucos humanos sabem explicar direitinho quais os caminhos que seus pensamentos artificiais seguiram para tomar aquelas decisões… Já acho que não tem mais volta… São inteligências bem alienígenas…

Porém, fiquei bem mais impressionado ao reconfirmar algo que aprendi nos anos 1980 lendo Paul Virilio. Se não fosse o investimento estatal-militar (sobretudo via DARPA), não teríamos nem internet, nem machine learning. Mesmo a Siri, da Apple, nasceu soldadinha. Qualquer indústria “civil”… É tudo sobra da preparação constante para a guerra. E ainda tem gente que acredita que o maior motor da inovação é o tal mercado…

Citações de Paul Virilio retiradas do livro “Guerra pura” (uma longa entrevista conduzida por Sylvère Lotringer), lançado no Brasil em 1984 (aquele ano…) pela Brasiliense: “o comércio surge depois da chegada da guerra a um lugar, depois do estado de sítio”. Ou: “foi a fortaleza como fortificação permanente que instituiu a cidade em permanência. A sedentariedade urbana está, assim, vinculada à durabilidade do obstáculo.” Em resumo: “a cidade é o resultado da guerra ou, pelo menos, da preparação para a guerra.”

Para que fui lembrar disso logo agora, quando acabo de descobrir a obra de Brian Hayden, que defende que a civilização toda teve origem não na guerra, mas na festa, no desejo de farrear?

 

Anúncios

Uma resposta to “complexo militar-industrial”

  1. redes sociais | Hermano Vianna Says:

    […] « complexo militar-industrial […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: